Os alunos do Colégio Magno, Beatriz Perez, 13 anos, e Otavio Wallis Pierri, 14 anos, embarcaram para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de olho nas discussões sobre o futuro do planeta na COP-28, que acaba de começar. Reunidos com dezenas de estudantes de todo o mundo, eles vão debater soluções capazes de frear o aquecimento global, a partir do olhar de crianças e adolescentes. A professora Daniela Camargo, coordenadora do Departamento de Ciências do Colégio, acompanha os jovens até o fim da viagem, prevista para o dia 12 de dezembro.
Além de participarem de uma programação de palestras e encontros com autoridades, ao fim da COP, eles entregam ao chefes de Estado, um documento com todas as sugestões levantadas pelos jovens, o Manifesto das Mudanças Climáticas.
Como projeto a ser apresentado, Beatriz e Otávio estão prontos para mostrar uma iniciativa que envolveu mais de 120 alunos, na produção de sabonetes feitos com milho (painço), com baixíssimo impacto ambiental, e participar de eventos paralelos, como o Extreme Hangout, que vai abordar, entre outros temas, ações para o cumprimento do Acordo de Paris; e as atividades da COY - Conference of Youth, também da ONU.
A dupla integra uma equipe de trabalho voltado à conferência do clima na Escola, associado ao grupo #DECARBONIZE, projeto de mobilização colaborativa de aprendizagem com estudantes do mundo inteiro, e mostrou dedicação e comprometimento com o projeto e, principalmente, com a causa ambiental. Esse é o 5º ano em que a escola envia alunos para a ação mundial, promovida pelo The Centre for Global Education. São ao todo 70 países participantes e somos a única instituição de ensino brasileira a participar da iniciativa.
Segundo pesquisa publicada, no ano passado, pela revista científica PLOS, se apenas 16% dos alunos de Ensino Médio em países de renda alta e média receberem educação sobre mudanças climáticas, é possível ter uma redução de emissões de gás carbônico da ordem de 19 gigatons até 2050.