- Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que debateu a queda do multilateralismo no Sistema Internacional;
- Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), cujo tema foi a Guerra do Iêmen;
- Programa Espacial das Nações Unidas (PENU), que discutiu a colonização de Marte frente ao esgotamento de recursos de sobrevivência na Terra;
- Fundo Monetário Internacional (FMI), que abordou medidas de reconstrução da estabilidade financeira na pandemia de Covid-19;
- Conferência das Partes sobre o Meio Ambiente (COP26), que levantou questões sobre o impacto dos seres humanos sobre o meio ambiente em escala global, levando em consideração as mudanças climáticas;
- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo tema foram medidas de redução da desigualdade social durante a pandemia de Covid-19;
- International Atomic Energy Agency (IAEA), comitê inteiramente em inglês que abordou a cobertura da mídia sobre a energia nuclear e sua influência sobre o ciberespaço;
- Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), que falou sobre o desenvolvimento de cidades sustentáveis em zonas urbanas superpopulosas;
- Comitê de Comunicação (CCOM), responsável pela cobertura oficial do evento.
Cada aluno teve que estudar a posição diplomática de nações como China, França, Israel, Noruega, Reino Unido, Portugal, Bolívia, Paraguai, Mônaco, Estônia e Suíça sobre os diferentes temas discutidos. Os debates ocorreram assim como na ONU, com listas de discursos, debates moderados e não moderados, moções e questões de dúvida.
Os dias também contaram com conversas com diplomatas e embaixadores e momentos de descontração, incluindo shows de talento, quiz e feiras culturais.
Ao final do evento, a IAEA foi premiada como o melhor comitê de debates de todo o fórum. Nossas alunas integrantes do grupo — Bárbara Deki Meirelles (representando a China) e Diana Ribeiro Blum (representando a Suíça) — compartilharam esse prêmio com os demais delegados.
O coordenador de Ciências Humanas do Colégio, Raildo Alencar, lembra que atividades como essa reforçam o papel social da educação. "A escola tem um papel maior do que simplesmente formar alunos no ensino básico. [Ela deve formar] alunos que possam intervir na realidade social", ele afirma. O evento também permitiu um salto na aprendizagem de habilidades socioemocionais, de acordo com o coordenador.
Simulações de debates diplomáticos já fazem parte do programa de ensino do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Recentemente, os alunos organizaram e realizaram o Fórum Magno 2021, uma versão interna desse tipo de atividade. Saiba mais aqui.