Diário de Bordo: Ilha do Cardoso | 7º ano 2022

  • Link LinkedIn
  • Link Facebook
  • Link Instagram
  • Link Youtube

Entre os dias 27 e 29 de abril de 2022, acontece o Estudo do Meio do 7º ano do Ensino Fundamental. Os alunos viajam à Ilha do Cardoso e à Cananéia, no litoral paulista, para conhecer na prática conceitos de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e estudos sociais.

O cronograma inicia-se com visita à Comunidade Quilombola Mandira e o Viveiro de Ostras, além de conversas com a comunidade local e biólogos sobre o tema Botos.

Na Ilha do Cardoso, são realizados estudos dos ambientes litorâneos, mostrando as relações entre os componentes de um ecossistema e os vários ambientes. No manguezal, praia arenosa, costão rochoso, mata de restinga e Mata Atlântica, o estudo consiste em observar aspectos como solo, vegetação, localização, seres vivos, adaptações dos animais e vegetais ao seu ambiente, com dinâmicas pedagógicas diferenciadas para cada atividade.

Finalizando a viagem, a visita ao Sítio Bela Vista, em Cananéia, que trabalha a recuperação de áreas degradadas, com o auxílio do plantio de árvores nativas, frutíferas e outras plantas. Toda a produção é caracterizada pela agricultura familiar e orgânica, onde a manutenção do espaço é realizada pela própria família do produtor e por trabalhadores locais, que compartilham seus conhecimentos sobre a terra e as vivências da própria região. O resultado das colheitas é vendido em mercados locais, tornando-se a principal fonte de renda da comunidade.

Confira o Diário de Bordo do Estudo do Meio via Intranet abaixo:

Colégio Magno
Usamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego. Decida se deseja aceitar cookies do nosso site.