Alunos dos 3ºs e 4ºs anos do Ensino Fundamental viajam a Campinas e região por meio de atividades em casa e realidade virtual  

  • Link LinkedIn
  • Link Facebook
  • Link Instagram
  • Link Youtube


Se os alunos não podem ir ao Estudo do Meio, o Estudo do Meio vai até os alunos! Durante todo o mês de junho, as turmas dos 3os e 4os anos do Ensino Fundamental conheceram mais sobre agricultura e astronomia em uma imersão que as levou à região de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, sem que elas saíssem de casa.

Repetindo um dos mais bem sucedidos projetos de educação remota promovido pelo Colégio Magno no último ano, as crianças receberam em cada lar um kit contendo todos os materiais para essa viagem: frutas, sementes, café, objetos mão na massa e um óculos de realidade virtual. Por meio de uma parceria com a agência de turismo educacional Quíron e a startup de conteúdos VR VIS - Virtual Immersive School, um verdadeiro programa foi desenvolvido, utilizando vídeos 360°, vídeo chamadas em tempo real e atividades makers.

Os alunos passaram o dia em chamadas remotas com suas professoras e os monitores da Quíron. Eles explicaram as características da agricultura das cidades de Campinas e Valinhos enquanto nossos viajantes utilizavam os óculos VR para visitar a Chácara Nova Esperança e a Fazenda Santa Terezinha, conhecidas pelo cultivo de goiaba e café, respectivamente. Os representantes desses espaços gravaram vídeos especiais em 360° para mostrar o passo a passo da colheita. Depois, por meio de sites de teste, como o Kahoot, as crianças puderam colocar seu conhecimento à prova.

Para não deixar a experiência somente no mundo digital, os estudantes participaram de atividades mão na massa, podendo comparar as características do café orgânico com as do café industrial, plantar suas próprias sementes de girassol, construir relógios de Sol e até mesmo saborear frutas vindas do interior do Estado.

E, como a agricultura depende muito da astronomia, as turmas conversaram com o astrônomo Júlio Lobo. Durante o encontro - e usando recursos de realidade virtual - elas aprenderam mais sobre as constelações, a Lua e os planetas. Todo esse trabalho foi encerrado por meio de uma gincana sobre os corpos celestes que foi realizada presencialmente no Colégio. Afinal, nenhum Estudo do Meio estaria completo sem integração dos alunos!

Colégio Magno
Usamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego. Decida se deseja aceitar cookies do nosso site.