Conhecer diferentes culturas e realidades, ver de perto conteúdos trabalhados em sala de aula, aprender teoria na prática. Esses são alguns dos muitos objetivos de nossos Estudos do Meio, que, há anos, levam os alunos em viagens pedagógicas por todo o Brasil.
Em 2021, os cuidados com a pandemia interromperam momentaneamente nossas excursões presenciais. Mas, usando tecnologia e inovação, podemos trazer todo o país para dentro da Escola! Foi o que aconteceu no Estudo do Meio do 8º ano do Ensino Fundamental, realizado no início de setembro. Mesmo dentro do Colégio, as turmas participaram de uma imersão sobre as cidades históricas de Minas Gerais.
Utilizando óculos de realidade virtual, um dos dispositivos mais bem aceitos pelas famílias em Estudos do Meio passados, os estudantes puderam saber mais sobre o processo de urbanização de Ouro Preto e outros municípios importantes para o período do Ciclo do Ouro, no século XVIII. Conteúdos sobre a prática religiosa local e a figura histórica de Tiradentes também marcaram presença.
Além disso, o 8º ano teve a oportunidade de debater a mineração e seus efeitos locais com o rompimento da barragem no distrito de Mariana. Em uma conversa online com Hudson Silva, morador atingido pela tragédia ambiental, todos puderam tirar suas dúvidas e compreender mais sobre a dependência regional do extrativismo como atividade econômica e também suas consequências ao meio ambiente.
Essa “viagem” não ficou só nas telas. Os alunos também participaram de oficinas gastronômicas e fizeram a receita típica de Minas Gerais: o pão de queijo. Para finalizar, uma apresentação de animais do cerrado reais, como cobras e lagartos, com o biólogo Diego Sanchez.
Essa versão de nossos Estudos do Meio é realizada em parceria com a Quíron Turismo Educacional e a Virtual Immersive School - VIS. A experiência não se trata de uma imitação da realidade, mas de experiências educativas específicas do mundo digital – que se configuram como uma das principais tendências da educação inovadora, em âmbito internacional.