Uma das mais importantes atribuições de um colégio é preparar seus alunos não só academicamente, mas também para a vida. As chamadas soft skills devem ser trabalhadas em um contexto que estimule e desafie o aluno a atrelar o conteúdo que vê em sala de aula com suas habilidades de comunicação, argumentação, diplomacia e troca de ideias.
Esse é o principal objetivo do Fórum Magno, que teve sua edição 2022 nos dias 6 e 7 de agosto. O evento voltado para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e para todas as séries do Ensino Médio simula as assembleias promovidas pela Organização das Nações Unidas, nas quais diferentes nações debatem questões relevantes à geopolítica global.
Com organização e produção a cargo das próprias turmas, os grupos que representaram a Assembleia Geral das Nações Unidas e Agência da ONU para Refugiados, os alunos assumiram os papeis dos países, estudaram suas posições sobre tópicos como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a situação dos refugiados pelo mundo.
Além de alunos do Magno, estudantes de diferentes instituições de ensino brasileiras e portuguesas também marcaram presença. Confira a lista de instituições participantes:
- Instituto Alpha Lumen
- Colégio Pedro II
- Colégio Guilherme Dumont Villares
- Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão
- Casa Familiar Agroflorestal Baixo Sul da Bahia
- Casa Familiar Rural Presidente Tancredo Neves
- Casa Familiar Rural Igrapiúna
- Escola Estadual Dona Idalina Macedo Costa Sodré
- Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade
- Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos
- Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
- Escola do I Ciclo do Ensino Secundário 27 de Março
- Escolas Eiffel
Além disso, pela primeira vez, o Fórum contou com debates presenciais e online simultâneos.
O resultado foi uma ótima edição para essa que já se tornou uma das principais atividades do Colégio.