“Oi, turma! A aula de matemática hoje será com o Minecraft!”
Imaginar esse anúncio no início da aula de matemática do professor Guilherme Lazarini, para os alunos do 8º ano, é também imaginar que ele foi seguido por um misto de surpresa e empolgação.
O objetivo era construir uma pirâmide invertida, desenhando em sua base, um museu arqueológico, e dessa forma, trabalhar as noções de proporção e geometria espacial. Tudo isso na plataforma on-line, já bastante difundida entre os alunos, e de maneira colaborativa.
“Os jogos permitem aos alunos uma maneira diferente de encarar a matemática”, explicou o professor Guilherme, que durante a atividade contou com o apoio do professor Edson, de robótica.
Essa não é a primeira vez que o uso de jogos em aulas proporcionam aos alunos uma experiência diferente das aulas tradicionais. No Magno, a inovação e a tecnologia são aliadas das práticas pedagógicas nos diferentes campos de ensino e em todos os segmentos.
Minecraft
Em Minecraft, os jogadores exploram um mundo aberto tridimensional intencionalmente em blocos, podendo descobrir e extrair matérias-primas, ferramentas artesanais, construir estruturas ou terraplanagens, bem como cooperar ou competir contra outros jogadores no mesmo mundo.