Depois de conhecerem a obra do escritor Markiano Charan Filho, as crianças do 5º ano desenvolveram um amplo projeto para apresentar os desafios enfrentados por pessoas que apresentam algum tipo de deficiência visual.
Durante a Festa de Literatura e Inovação 2023, os alunos se dividiram em estações e propuseram dinâmicas, para que os visitantes refletissem sobre temas como o preconceito, a falta de acessibilidade e inclusão. Barreiras que limitam oportunidades para pessoas com deficiência visual.
A convite do Magno, o próprio Markiano esteve na Escola, para um bate-papo com as crianças e suas famílias. Fato que inspirou a permanência do projeto. Agora, a Unidade Sócrates ganhou cartazes acessíveis, com os nomes dos espaços trazidos em braille e produzidos pelos próprios estudantes, durante uma oficina de escrita em braille.
Um gesto que nos convida a refletir sobre todo o trabalho que estamos fazendo - e ainda faremos - na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e de oportunidades.