Uma escola ou um ateliê de artes? Que tal os dois? Os últimos meses foram de muitas descobertas no mais recente projeto do Mágico de Oz: o Olhar Inocente!
Mais do que simples aulas de Artes, os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de verdadeiras experiências cheias de aprendizagem, autodescobrimento e explorações. Tudo isso usando tintas, papeis, canetas e outros instrumentos como ferramenta. Cada atividade foi pensada em conjunto, para que todos os passos dados pelas crianças durante o projeto fizessem parte de uma única grande jornada.
Os trabalhos do Olhar Inocente seguem os seguintes temas de ensino:
- A criança: durante a infância, as crianças estão constantemente descobrindo mais sobre elas mesmas. Quais são suas características? Quais são os limites de seu corpo? O que acontece com elas ao interagirem com o ambiente? Essas são algumas das inúmeras perguntas que vão sendo respondidas conforme elas se desenvolvem. Além disso, emoções, sentimentos e outras competências socioemocionais também surgem e precisam ser trabalhados nessa fase da vida. Por meio das Artes, os alunos podem expressar o que sentem, além de reconhecerem as potencialidades de seu próprio corpo como instrumento artístico.
- Os espaços: para os alunos, o mundo ao seu redor é cheio de curiosidades. A escola é o lugar propício para incentivar essas descobertas. Usando objetos do cotidiano, como brinquedos, jornais, papeis, flores ou gelo, e outros recursos não tão comuns assim, como luzes negras, as crianças podem não só se expressar artisticamente, como também trabalhar tópicos como ciências da natureza, linguagens, matemática e humanidades de maneira adaptada para cada faixa etária.
- As relações: reconhecer os outros e seus sentimentos é uma habilidade cada vez mais necessária nos dias de hoje. Por meio de desenhos, pinturas e outros tipos de trabalhos, os alunos podem não só expressar o que sentem, como também ver o que seus colegas estão sentindo. Cria-se assim um espaço de troca e de reconhecimento e nomeação das diversas emoções, relacionando-as com o dia a dia de cada criança. Dessa forma, a empatia é trabalhada.
Confira abaixo fotos da instalação Cores e, logo após, mais imagens de diversas atividades realizadas nas Unidades Olavo Bilac e Campo Belo: