O aprendizado sobre o sistema respiratório está entre os mais relevantes do Ensino Fundamental II. Afinal, trata-se de um processo básico para a sustentação da vida, e só é possível por uma complexa rede de processos mecânicos e bioquímicos. Mas, uma coisa é ler sobre o assunto; outra, bem diferente, é utilizar todos os cinco sentidos para compreender e aprender para sempre! Pois foi isso o que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II fizeram, ao longo da semana passada, para finalizar os estudos sobre sistema respiratório, com a professora Ivana Marques.
Na sala da Astrofísica, tiveram a possibilidade de dissecar um pulmão de porco, entender a composição dos tecidos e as etapas da respiração. Os alunos injetaram ar na traquéia, de forma a produzir uma simulação da respiração.
Totalmente envolvidos, os alunos tinham um contagiante brilho nos olhos – e conseguiram construir a imprescindível ponte entre o conhecimento teórico e a compreensão da prática, mão na massa. Foi uma aula de tirar o fôlego, literalmente!