Seja Incrível na Internet | Trabalhos do 1º trimestre

  • Link LinkedIn
  • Link Facebook
  • Link Instagram
  • Link Youtube

Já não é surpresa que a internet faz parte da rotina de nossos alunos. Tanto na Escola quanto em casa, eles estão em contato com diversos materiais educacionais e de entretenimento, como livros, sites, vídeos, áudios e jogos. O universo virtual, portanto, é cheio de oportunidades de aprendizagem e diversão! Porém, também é preciso cuidado e boas práticas para explorá-lo com segurança.

Como Escola Referência Google for Education, o Colégio Magno/Mágico de Oz participa do projeto Seja Incrível na Internet, um movimento que busca tornar crianças e jovens mais confiantes no mundo online por meio da cidadania digital e do ensino dos fundamentos do bom comportamento em rede.

Abaixo, você confere algumas atividades realizadas pelas turmas de Ensino Fundamental I e II no 1º trimestre de 2022. São trabalhos que abrangem questões como o contato com pessoas desconhecidas, o tempo gasto na internet, navegação segura e cyberbullying. Confira:

Colégio Magno

2º ano | Amigos Virtuais

As turmas das Unidades Sócrates e Campo Belo fizeram a leitura do livro "A Fabulosa Fábrica de Amigos", do escritor australiano Nick Bland. A obra conta a história de uma galinha que, ao encontrar um celular, começa a interagir com amigos que, na verdade, eram lobos.

As turmas analisaram, refletiram e identificaram os riscos potenciais de se conectar com pessoas online e compartilhar dados pessoais com quem só conhecemos virtualmente.

Unidade Campo Belo

Unidade Sócrates

2º ano A - Unidade Campo Belo

2º ano B - Unidade Campo Belo

2º ano C - Unidade Campo Belo

2º ano D - Unidade Campo Belo

2º ano E - Unidade Campo Belo

2º ano A - Unidade Sócrates 

2º ano B - Unidade Sócrates

3º ano | Tempo On-line

Quanto tempo você passa em frente a uma tela? Essa foi a pergunta sobre a qual os alunos do 3º ano refletiram.

A partir da leitura do vídeobook "Papai Conectado", do autor Philippe De Kemmeter, as turmas trabalharam pontos como o equilíbrio no uso da internet e estratégias para autorregulação, além de fazerem levantamentos sobre a utilização de dispositivos digitais em suas casas.

3º ano A - Unidade Campo Belo

3º ano B - Unidade Campo Belo

3º ano C - Unidade Campo Belo

3º ano D - Unidade Campo Belo

3º ano A - Unidade Sócrates

3º ano B - Unidade Sócrates

3º ano C - Unidade Sócrates

4º ano | Navegação Segura

As turmas do 4º ano usaram como base o livro "Navegando em Mares Conhecidos - Como Usar a Internet a Seu Favor" para discutir conceitos básicos de uma navegação segura pela internet.

As crianças aprofundaram seus conhecimentos sobre segurança online — incluindo a importância de sempre compartilhar conteúdos com pessoas de confiança e utilizar senhas fortes para proteger dados — , privacidade e boas práticas de comportamento na rede.

4º ano - Unidade Campo Belo

4º ano B - Unidade Campo Belo

4º ano C - Unidade Campo Belo

4º ano D - Unidade Campo Belo

4º ano A - Unidade Sócrates

4º ano B - Unidade Sócrates

4º ano C - Unidade Sócrates

5º ano | Cyberbullying

O bullying e o cyberbullying foram temas das aulas do 5º ano.

Para reconhecer situações de bullying e cyberbullying, os Alunos Tutores de Tecnologia do Magno, Gabriel Godoy e Maria Eduarda, da 3ª série do Ensino Médio, visitaram as turmas para falar da campanha "Cyberbullying - É da minha conta!". Na conversa, as crianças puderam entender o que é o cyberbullying, como identificá-lo e o que fazer para ajudar.

Além disso, elas leram trechos do livro "Me Erra! Bullying Eu Tô Fora" e prepararam uma assembleia escolar, espaço em que discutiram problemas para encontrar soluções.

5º ano A - Alunos Tutores

5º ano B - Alunos Tutores

5º ano C - Alunos Tutores

5º ano D - Alunos Tutores

5º ano A - Assembleia

5º ano A - Assembleia

5º ano A - Assembleia

5º ano B - Assembleia

5º ano B - Assembleia

5º ano B - Assembleia

5º ano C - Assembleia

5º ano C - Assembleia

5º ano C - Assembleia

5º ano D - Assembleia

5º ano D - Assembleia

5º ano D - Assembleia

6ºs e 7ºs anos

De forma mais aprofundada, as turmas dos 6ºs e 7ºs anos também trabalharam o bullying e o cyberbullying, identificando os diferentes tipos de agressão, os papeis do agressor, da vítima e da plateia, e desenvolvendo respeito e empatia.

6º ano A

6º ano B

6º ano C

6º ano D

7º ano A

7º ano B

7º ano C

7º ano D

Usamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego. Decida se deseja aceitar cookies do nosso site.