Reflexão, compreensão e diálogo. A Semana de Humanidades do Magno/Mágico de Oz foi um sucesso! Com o tema “Homini: o pensar da sociedade através das ciências humanas”, os alunos mediaram uma série de debates e rodas de conversa com convidados, que abordaram, entre outros assuntos, diversidade, direitos humanos, preconceitos de cor e gênero, oportunidades de inserção no mundo do trabalho.
A Semana de Humanidades foi uma iniciativa dos alunos das turmas de Ensino Médio, que participaram de todas as etapas da organização, passando pela concepção dos temas abordados, mediação das conversas e apresentação da Semana.
A programação trouxe, já em sua abertura, um bate-papo com Adriana Tescari, ex-aluna do Magno e diplomata, e a advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP, Cláudia Luna, que debateram sobre a relevância e os desafios enfrentados pela mulheres, na construção de uma sociedade justa em termos de gênero. A conversa foi mediada pela aluna Isabela Almeida e pelo jornalista Paulo de Camargo.
No segundo dia de atividades, a inserção da mulher no mercado de trabalho foi o tema abordado pela líder da área de Sucessão e Desenvolvimento de Executivos Global da IBM Global Business Services, Luciana Camargo e Anamaria Gullo Martins, vice-presidente corporativa da healthtech Bionexo S.A. Coube ao coordenador de humanidades da Escola, Raildo Alencar, e a aluna Diana Blum a mediação do papo.
Para encerrar a primeira fase da Semana de Humanidades do Magno, discussões sobre LGBTQIA+ no contexto escolar reuniu o psicólogo Cássio Peres e a educadora Iara Viana em uma roda de conversa mediada pelo aluno Arthur Quinello e o jornalista Italo Amorim.
A Semana de Humanidades foi transmitida por meio do Canal do Youtube do Magno/Mágico de Oz e acompanhada pelos alunos do Ensino Médio, que participaram da própria escola. Exemplo do protagonismo e da capacidade transformadora dos alunos, permitindo que toda a nossa comunidade reflita sobre a busca de uma sociedade mais inclusiva, igualitária e justa.