Quem não se lembra de desenhar, pintar, colorir, rabiscar e, principalmente, deixar a imaginação fluir na infância? Mais do que momentos prazerosos, a arte para crianças pequenas proporciona a elas um meio de comunicação antes mesmo da escrita, podendo exprimir sentimentos, gostos, vontades e emoções.
Durante o desenvolvimento dos alunos, essa expressão artística vai se tornando cada vez mais rebuscada. Novos pensamentos e um domínio mais preciso de instrumentos vão surgindo entre as turmas. Para documentar essa evolução no Mágico de Oz, nossa atelierista Simone Corelli desenvolveu o trabalho Marcas do Tempo dentro do projeto Olhar Inocente. Nele, as crianças foram estimuladas a produzir suas próprias criações artísticas utilizando os meios mais adequados a cada faixa etária.
Desde os bebês, que usam suas mãos inteiras para fazer marcações, até os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que utilizam pincéis e canetas, cada turma fez seus desenhos em papeis recicláveis e os resultados foram colocados em uma verdadeira linha do tempo percorrendo as paredes das Unidades Olavo Bilac e Campo Belo. Dessa forma, tornou-se mais fácil perceber a construção e a evolução do traço na infância. "Acho importante a comunidade saber as características de cada fase na escola quando se trata de expressar-se graficamente", diz Simone.
Trabalhos como este expõem bem o papel da atelierista no Mágico de Oz. Muito além de uma professora de artes, a atelierista complementa o currículo regular usando meios artísticos para promover a descoberta e a expressão dos estudantes. Dentro e fora do Ateliê de Artes, as crianças são estimuladas a investigar, desenvolver, construir e reconstruir a linguagem por meio da Arte. Atividades como essa criam experiências em que as turmas são as reais protagonistas de seu desenvolvimento.